Saiba como declarar aluguel no Imposto de Renda 2018

Como quem tem aluguel deve declarar Imposto de Renda

Tom Vieira Freitas /Fotoarena/Folhapress - 26.12.2017

Quem mora de aluguel e assinou contrato como inquilino no ano passado precisa prestar atenção para não erra na declaração do Imposto de Renda 2018.

Os aluguéis não são dedutíveis do IR, o que significa que quem declara não recebe dinheiro referente ao pagamento na restituição. Porém, é preciso declarar porque a Receita cruza os dados com o locador, a pessoa que recebe o aluguel. Se o inquilino não declarar, corre o risco de cair na malha fina ou até pagar multa à Receita.

Só declara o aluguel a pessoa que assinou o contrato como locatário. Na declaração deve constar apenas o valor do aluguel pago durante 2017. Pagamentos como o IPTU e o condomínio ficam de fora da declaração.

Para fazer a declaração, é preciso ter em mãos o nome e o CPF do locador, além da quantia exata dos valores mensais pagos durante o ano de 2017. Uma maneira de facilitar é entrar em contato com a imobiliária, que pode fornecer um informe do aluguel pago durante o ano.

Como declara quem recebe aluguel?

Quem recebe, declara de maneira diferente, pois depende de quem é o inquilino: se é pessoa física ou empresa. Os locadores que recebem de pessoa física precisam se alertar para os valores mensais que recebem dos locatários. Se não declarar os dados corretamente, também corre o risco de cair na malha fina ou pagar multa. No entanto, quem aluga para empresa não precisa recolher o carnê-leão e, por isso, não corre esse risco.

O proprietário também precisa prestar atenção na hora de declarar se quem paga as despesas de IPTU e de condomínio é o inquilino. Isso porque existe uma diferença do valor que foi declarado pelo dono do imóvel e pela imobiliária. É preciso subtrair o valor pago à imobiliária do rendimento do aluguel. Por isso, é recomendável que o dono do imóvel guarde todos os documentos que comprovem a veracidade da declaração do IR.

Como declara quem recebe um aluguel para pagar outro?

Se o contribuinte tem um imóvel, recebe aluguel e paga aluguel em um outro, deve fazer as declarações separadamente no Imposto de Renda.

Como declara quem divide aluguel?

Se o inquilino divide o apartamento com uma ou mais pessoas, apenas quem assinou o contrato como locatário é que vai fazer a declaração com os valores pagos. Se todos os moradores da casa estiverem incluídos no contrato, é necessário informar a sua parte do pagamento na declaração.

Caso todos os moradores estiverem no contrato, mas durante o ano algum deles tenha saído do imóvel ou trocado de morador na residência, é preciso tirar o nome do antigo locatário e atualizar com o novo contrato de locação. Com isso, o novo inquilino pode declarar sua parte no pagamento no IR.