Maluf faz exames no IML e segue para a Papuda para cumprir pena

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Deputado Paulo Maluf chega ao IML em Brasília para realizar exames médicos

O deputado Paulo Maluf (PP-SP) foi levado no fim da tarde desta sexta-feira (22) para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde cumprirá a pena à qual foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Antes de ser levado à Papuda, Maluf foi submetido ao exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), em Brasília (veja no vídeo acima).

O deputado desembarcou na capital por volta das 16h10 desta sexta. Ele estava preso em São Paulo desde quarta (20), quando se entregou à Polícia Federal (PF).

Deputado Paulo Maluf entra em área do IML para ser examinado por médicos

Maluf foi condenado pelo STF em maio deste ano a 7 anos e 9 meses de prisão por lavagem de dinheiro no período em que ele foi prefeito de São Paulo (SP) – entre 1993 e 1996.

Na última terça (19), o ministro Edson Fachin determinou o "imediato início" do cumprimento da pena, em regime fechado.

A defesa dele pediu ao Supremo que suspendesse a prisão, mas, nesta quinta (21), a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, rejeitou o recurso.

Diante da decisão do Supremo, a diretoria-geral da Câmara dos Deputados determinou a suspensão dos salários e benefícios pagos ao deputado.

Deputado Paulo Maluf chega ao IML em Brasília para exames médicos (Foto: Alessandra Modzeleski)

Deputado Paulo Maluf chega ao IML em Brasília para exames médicos (Foto: Alessandra Modzeleski)

Quadro de saúde

Ao pedir ao Supremo que suspendesse a prisão de Maluf, a defesa do deputado argumentou que ele sofre de câncer de próstata, de problema cardíaco, de hérnia de disco e de movimento limitado.

Nesta sexta, enquanto Maluf fazia o exame de corpo de delito, os advogados informaram que, na Papuda, o deputado será submetido a uma perícia para avaliar o quadro de saúde dele.

A cela onde ele ficará preso também será submetida a perícia, segundo a defesa (veja no vídeo abaixo o momento em que Maluf deixou o IML).

Paulo Maluf deixa IML de Brasília para seguir para a Papuda

Prisão na Papuda

Maluf vai cumprir pena em uma cela de 30 m² com capacidade para abrigar até dez pessoas. O local tem camas do tipo beliche, chuveiro e vaso sanitário.

O parlamentar vai ficar na ala B do bloco 5 do Centro de Detenção Provisória (CDP), onde também está o ex-senador Luiz Estevão.

Esta ala reúne detentos que precisam ficar em locais específicos, como ex-policiais, idosos, políticos e quem tem ensino superior completo. Assim como outros presos, Maluf terá direito a quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, jantar e lanche noturno) e a duas horas de banho de sol.

Ele poderá cadastrar até dez pessoas para visitá-lo: nove familiares e um amigo. Nos dias de visitas, só os quatro primeiros que pedirem para vê-lo poderão entrar. Advogados têm acesso a qualquer momento.

No mesmo bloco do CDP também está detido o ex-ministro Geddel Vieira Lima. Mesmo "perto" um do outro, os dois não irão se ver porque detentos de alas diferentes não se encontram no banho de sol.

Maluf chega a Brasília e vai para presídio da Papuda, no DF

Veja mais notícias sobre a região no G1 DF.